Os recursos

A parceira com a Promethean tem possibilitado a constituição de um programa de formação em workshops, numa primeira fase em grupos restritos e numa segunda fase disseminados a todos os docentes através dos recursos internos do agrupamento.

Estas sessões de formação pretendem, em contexto, colocar os recursos do agrupamento ao serviço do trabalho pedagógico.

  • Active Expressions

Esta ferramenta é constituída por um conjunto de 37 dispositivos móveis, ligados ao computador da sala por uma pen HUB, que permite a interação com o quadro interactivo numa lógica de avaliação formativa e/ou de exploração de conceitos.

rec2

Com os Active Expressions podemos ter um feedback instantâneo da aprendizagem dos alunos ou partir dos seus conhecimentos para a exploração de novos conteúdos.

Os resultados do trabalho são exportados para o computador da sala através de uma folha de cálculo. Um processo simples e bastante útil.

Sugestão: A equipa de gestão do projeto deverá parametrizar os dispositivos de modo que a identificação do aluno seja feita pelo seu número de pauta.

  • Mesa Interactiva

A mesa interactiva coloca à disposição dos docentes um conjunto alargado de ferramentas que, de forma bastante motivadora, poderá trabalhar diferentes áreas do saber. A mesa possibilita a utilização simultânea por 6 alunos.

rec4

Esta mesa pode ser utilizada em diferentes disciplinas, sendo que é possível construir novos recursos online.

  • Active Slate

O Active View é um dispositivo que permite a comunicação de som e imagem com o computador da sala e deste com os restantes dispositivos.

rec3

Este recurso é particularmente útil para ampliar o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos, sua captação de imagem e som. Um exemplo de utilização pode passar pelas experiência laboratoriais.

  • ActiveSlade

Este dispositivo é uma  ferramenta que possibilita a interação com o quadro interativo a partir de qualquer ponto da sala.

rec5

Pode ser utilizado para, por exemplo, explorar um plugin de voo que permita uma viagem virtual entre Portugal e França.

  • ActivePanel

O Active Panel é uma versão gigante de um tablet. O dispositivo possibilita uma interação entre 6 alunos ao mesmo tempo.

rec6